Almoçar com os colegas de trabalho.

Tenho um novo emprego. E agora? Começar um novo projecto é sempre um desafio, ainda para mais quando o tipo de trabalho desenvolvido não é bem a tua praia. Gosto de desafios, gosto de aprender, gosto de conhecer pessoas novas e, sempre tive alguma facilidade em adaptar-me às mais diversas situações, mas não desta vez. Estou com alguma dificuldade em adaptar-me e, não sei porque, talvez pelo peso emocional ( era o projecto do meu pai), talvez por não estar bem psicologicamente, não sei, não consigo mesmo perceber o que se está a passar. As pessoas são super simpáticas comigo, super atenciosas, mas mesmo assim isolo-me.

Nos trabalhos anteriores, fui bem sucedida, gostava imenso do que fazia e, relacionava-me muito bem com os colegas, ao ponto de fora do horário de trabalho estarmos juntos. Nunca gostei muito de estar parada, aliás não me dou mesmo nada bem com trabalhos "sem nada para fazer", sinto-me sem objectivos, parada no tempo e estagnada! Talvez tenha a ver com isso, talvez o facto de estar tudo numa fase de adaptação não exista muito trabalho para mim, talvez não estejam ainda muito habituados à minha presença. Sei que devemos ser pro-activas, mas já não sei mais que inventar, já organizei a sala minimamente, já tratei de elaborar algumas ferramentas de trabalho, já pedi algum material necessário (mas que não uso) e já ofereci-me para ajudar no que fosse preciso. Faço qualquer coisa, desde que me ensinem e que não esteja parada de preferência.

E tudo uma questão de tempo. É o nosso melhor amigo. Por isso, vamos dar mais algum tempo para ter funções concretas e ser a "social" do trabalho.

Por enquanto ficam algumas dicas para te socializares com os teus colegas (eu própria vou segui-las).

1. Almoça com os teus colegas

Prepara a marmita e prepara-te para ganhares camaradagem e quiçá amizade. Vais ver que vais sentir-te mais motivada e alegre.

2. Pausas

Se por norma a equipa faz pausas, toma a iniciativa e convida uma colega para tomar um café, mesmo que não te apeteça. Conversas um pouco e voltas para a secretária com mais ânimo e entusiasmo. Deixem a timidez de parte. (esta serve muito para mim)

3. Valoriza o trabalho em equipa

Sempre trabalhei em salas com mais colegas e, foram as melhores experiências e aprendizagens que tive. O objectivo é o mesmo e, para ser alcançado tem de existir sinergia entre o grupo.

Segundo Michael Jordan: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos”.

Se quisermos ganhar campeonatos precisamos compreender que não conseguiremos fazer isso sozinho.




Tu consegues!

Share:

0 comentários