Conto sobre o que li - "Onde estás tu meu filho?" Jorge Barroso


 
 
 
 
Conto sobre o que li:

 

Cá estamos nós como prometido. Começamos o mês de Maio com novidades fresquinhas. Decidimos partilhar convosco o nosso gosto pela leitura. Prometemos não ser maçudos mas sim, dar a conhecer um pouquinho desta arte. A literatura.

Para isso resolvemos partilhar de quinze em quinze dias uma opinião fresquinha sobre um determinado livro.

Escolhemos o livro “Onde estás meu filho?” de Jorge Barroso para iniciar esta aventura.

Jorge Barroso é um escritor natural de Borba, concelho do Alto Alentejo! Não conhecíamos o escritor nem a sua obra, e este livro caiu nas nossas mãos no momento certo.

“Onde estás meu filho?” é a descrição exata de um sofrimento que nunca desejamos a ninguém: a perda de um filho e a incerteza do seu paradeiro. Quem é mãe e pai, e quem ama as crianças do seu meio, é incapaz de passar ao lado do sofrimento da protagonista, Sofia. Uma senhora que vive uma vida perfeita. Um casamento perfeito, uma família perfeita. Toda essa perfeição é destruída por um ser humano sem escrúpulos e sentimentos.

A escrita do autor é leve e entusiasmante. Faz o leitor desfolhar cada página com desejo de o terminar. Queremos saber onde está Rafael, o menino perdido. Queremos saber se está, ou não, vivo. Queremos que aquela mãe deixe de sofrer e que volte a sorrir. O que irá acontecer?

Não é uma história verídica, mas poderia ser de qualquer mãe que neste mundo perdeu o seu bem mais precioso.

Em relação ao pai, achamos que poderia ter estado mais presente. Embora acredite que o escritor tenha afastado mais o pai para demonstrar outras formas de sofrimento.

O final está muito bem conseguido, as descrições fizeram com que o nosso corpo estremece-se, de ódio e medo. Embora o autor tenha sentido necessidade de não ser demasiado insistente com o tema, para não ferir em demasia o leitor. Pelo menos foi o que sentimos com esta leitura.

Share:

0 comentários